quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O contexto histórico do surgimento da Sociologia.

Na Idade Antiga, já existia na filosofia grega uma preocupação com a sociedade através de obras como A República, de Platão, e Política, de Aristóteles. Na primeira obra, encontra-se o projeto de como a cidade-Estado deve ser organizada para se evitarem as crises políticas e sociais, estipulando-se até o número máximo de habitantes. Já na segunda, Aristóteles acreditava que as crises eram inevitáveis para as cidades, e também afirmava não haver maneira de escapar das mudanças institucionais para preservar estes pequenos Estados.
Nos tempos medievais, obras como A cidade de Deus, de Santo Agostinho, trabalhavam com temas sociais a partir da visão cristã dominante na época. Segundo esse teólogo, os homens só poderiam se redimir diante de Deus a partir da construção de comunidades que reproduzissem o seu reino, tendo como fundamento o princípio de que cada grupo social deve ter uma função para que haja o bem-estar de todos.
Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". Dentre os vários pensadores sociais dessa escola, destacamos Rousseau. Seu pensamento sociológico reside em duas premissas: a da bondade inerente aos homens e a da legitimidade do poder político. Para esse pensador, os homens nascem bons, mas a sociedade os corrompe; daí a necessidade de um método educativo que respeitasse a espontaneidade. Quanto à questão do poder, Rousseau defendia que a soberania pertence exclusivamente ao povo, que não pode cedê-la ou renunciar a ela.
Em meio ao Iluminismo, a Europa viu acontecer muitas e importantes mudanças no cenário político, econômico e social, como as revoluções Francesa e Industrial. Esses acontecimentos proporcionaram a criação de um cenário de instabilidade e contradição, com:

* a ascensão política da burguesia;
* o investimento em tecnologia;
* a consolidação do processo de industrialização;
* aumento da produção;
* o aparecimento do proletariado e de sua consciência de classe;
* o surgimento de um grande número de desempregados;
* o êxodo rural e o consequente processo de urbanização;
* a miséria e as injustiças sociais.

É neste contexto que surge a necessidade de se interpretar e compreender os problemas da sociedade urbano-industrial, além de se explicar essa nova ordem social, política e econômica. É assim que, no século XIX, surge a sociologia, dotada de arcabouço teórico, com um método específico e um objeto de estudo definido.
A sociologia é uma ciência que estuda os fenômenos sociais, procurando refletir sobre eles e tentando explicá--los por meio de certos conceitos, técnicas e métodos. Seu campo de estudo é toda a organização da sociedade e tudo o que acontece com os seus integrantes.

9 comentários:

  1. Muito obrigada! Esse texto tirou minhas dúvidas .

    ResponderExcluir
  2. Esse texto me ajudou no meu trabalho escolar (:

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada ese texto me ajudo no meu trabalho .

    ResponderExcluir
  4. Obrigadaa esse texto me ajudouu em trabalhoo de Escolaa :) Lorenaa ><

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Me ajudo muito ,valeu . :D
    Consegui fazer meu trabalho da escola .

    ResponderExcluir
  7. queria saber se o contexto histórico pode ser dado como contexto sócio-econômico também, exemplo, preciso saber quais foram os contexto que dão o surgimento da sociologia, só que tenho que pesquisar como sócio-econômico, então queria saber se os dois são o mesmos ?

    ResponderExcluir