quarta-feira, 17 de março de 2010

A sociologia de Comte se Fundamenta em três princípios.

1) Prioridade do todo sobre as partes;
2) Progresso dos conhecimentos como característica da humanidade.
3)Homem igual em qualquer lugar e qualquer momento histórico.

Disso resulta a classificação das sociedades, a partir da interpretação da Lei dos Três Estados. Segundo Comte, a humanidade passa por três estágios de evolução social:
* O teológico, momento no qual os homens explicam os fenômenos diversos através dos deuses;
* O metafísico, através de ideias gerais, como o pecado original, por exemplo, se estabelecem os valores sociais;
* O positivo ou científico, no qual as explicações devem decorrer do método científico, que seria o momento das sociedade industriais.

O pensamento comtiano causou grande influência na sociologia de Émile Durkheim, que, juntamente com Max Weber e Karl Marx, foram os chamados "clássicos do pensamento sociológico".

O Positivismo de Augusto Comte






Nascido em Montpellier, França, Augusto Comte foi o criador da filosofia positivista, por meio da qual buscou realizar um projeto de física social, ou, como ele mesmo chamou, um projeto de sociologia.

Sua "teoria positiva" partia do princípio de que os homens deveriam aceitar a ordem existente, não devendo contestá-la. Ao ser humano caberia "revelar" o mundo, não existindo a possibilidade de "mudá-lo". Sendo Assim, o objetivo da sociologia seria o de definir "o que a sociedade é", e não o de dizer "o que ela deveria ser".

O positivismo está alicerçado na prática da coleta de dados sobre determinada sociedade, cuja análise deve ser feita a partir da constatação e confirmação desses dados.


Esse sistema filosófico é composto:

* pelo pragmatismo, isto é, o valor prático considerado como critério da verdade;

* pelo empirismo, ou seja, pelo conhecimento adquirido através da experiência.


Não basta, portanto, a apresentação de ideias vagas, sem consistência, e, principalmente, sem fundamentação. A sociologia é vista então como uma ciência do entendimento, pois, para se entender o espírito humano, é necessário observar sua atividade e sua obra na sociedade através dos tempos. O modo de pensar e a atividade do espírito são solidários com o contexto social, estando vinculados a uma determinada época de cada pensador.

A sociologia seria uma tentativa de compreender o ser humano em grupo; concentra-se em nossa vida social. Não enfoca a personalidade do indivíduo como a causa do comportamento, mas examina a interação social, os padrões sociais e a socialização em processo (origem e desenvolvimento das sociedades).

Comte pretendia separar definitivamentetoda e qualquer influência proveniente da filosofia, da economia ou da política, enfocando somente o aspecto social para objeto de estudo. O positivismo visava à aplicação da metodologia das ciências naturais na confecção das ciências sociais. Acreditava, também, na constante evolução do homem, e pensava que a sociologia deveria solucionar a questão social decorrente da Revolução Industrial.